Correio Popular Notícia


PRODUTO RONDONIENSE
Porteira aberta para a tecnologia e produtividade

Data da notícia: 2016-05-25 12:30:04
Foto:

(Da Redação) O nome é vitrine tecnológica, mas o espaço é a céu aberto e tem o objetivo de mostrar ao produtor rondoniense e visitantes da Rondônia Rural Show (RRS) toda a tecnologia que pode contribuir para aumentar a produção e, mais importante, a produtividade agropecuária.

A mostra rural, que inicia hoje (25) e vai até sábado (28), no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, está na sua 5ª edição, neste ano tem meta de ultrapassar R$ 800 milhões em negócios, aproximadamente 20% a mais que o volume de recursos negociado em 2015, e a demonstração de tecnologia é apontada pelos organizadores como semente dessa meta.

Fruto da parceria entre a iniciativa privada e o poder público, a RRS é, na visão de Júlio Cesar Peres, um dos organizadores da mostra, uma das maiores provas da vocação agrícola de Rondônia.

Para que a vitrine tecnológica apresente aos rondonienses o que de mais inovador há no mercado, diversos órgãos ligados ao setor primário e empresas do ramo se uniram e demonstrarão, na prática, que investir da maneira correta pode trazer maiores rendimentos. É o que diz a engenheira agrônoma da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Denise Vaz.

Antônio De Assis Furtado, gerente da regional da Emater em Ji-Paraná, reiterou a importância da manutenção da RRS e da responsabilidade demonstrada pelo homem do campo rondoniense. ?Não fosse a vontade do produtor de continuar crescendo e fazer de Rondônia um estado igualmente pujante não haveria a necessidade da feira?, avaliou.

Entre as técnicas demonstradas, uma das mais importantes é a de irrigação, que pode garantir, além de maior produtividade, ter uma produção em período de menor oferta de qualquer cultivar no mercado, garantindo assim melhores preços.

Sobre a técnica, De Assis afirma que a Emater está pronta para elaborar projetos de acordo com a necessidade e realidade de cada propriedade rural, o que possibilita indicar investimento apenas do necessário, evitando gastos adicionais. Para que o produtor tenha acesso a essa informação basta procurar uma das unidades da Emater no estado, ou mesmo durante a Rondônia Rural Show.

Parcerias
Como citado por Júlio Cesar Peres, a Rondônia Rural Show só é possível em razão da parceria público/privado. Coordenador de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Peres cita, além da empresa que representa, a Emater, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) como os parceiros institucionais. No setor privado, a parceria fica por conta da Implemaq, Sementes Acampo, Casa da Lavoura, Casa do Adubo, Matsuda, Mamoré Case e Florasetec. Todas as empresas terão demonstrações em campo nos quatro dias da feira.

Fonte:






Noticia vista 1204 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.